Scielo RSS <![CDATA[Revista de la Secretaría del Tribunal Permanente de Revisión]]> http://scielo.iics.una.py/rss.php?pid=2304-788720220019&lang=es vol. 10 num. 19 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iics.una.py/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iics.una.py <![CDATA[Acuerdos de libre comercio en América del Sur: El caso UE-Mercosur]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: O presente artigo tem como objetivo central analisar os motivos para a assinatura do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assim como as suas perspectivas na lógica de integração econômica.<hr/>Resumo: El presente artículo tiene como objetivo principal analizar las razones de la firma del acuerdo de libre comercio entre el MERCOSUR y la Unión Europea en 2019, así como sus perspectivas y límites en la lógica de integración económica.<hr/>Abstract: The main objective of this article is to analyze the reasons behind the signature of the free trade association agreement between Mercosur and the European Union in 2019. Moreover, this article also analyses the potential of this agreement in regard to the economic integration perspective. <![CDATA[Aspectos jurídicos del acuerdo Mercosur - Unión Europea]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En el artículo se tratarán algunos aspectos jurídicos del acuerdo Mercosur - Unión Europea. En primer término, veremos que el sistema de solución de controversias del Acuerdo Mercosur - Unión Europea posee un novedoso sistema de solución de controversias. Proyecta situaciones que tendrán que apreciarse en la práctica y que contienen claroscuros a resolver o quizás rever a la hora del texto final. Nada se dice sobre el acceso de particulares al proceso de solución de controversias, ni en materia de inversiones. Por otro lado se plantea respecto al proceso de ratificación, donde existen diferencias esenciales de países de Europa en cuestiones ambientales particularmente con Brasil. En tanto el cierre del Acuerdo Unión Europea Mercosur encuentra se observa tres tipos de obstáculos que hace a sus componentes la cooperación, diálogo político y de libre comercio. También vemos que la democracia ambas partes lo miran un requisito esencial en el acuerdo, pero no establecen los mecanismos a implementarse en caso de ruptura democrática por parte de un Estado parte.<hr/>Resumo: O artigo tratará de alguns aspectos jurídicos do acordo Mercosul-União Européia. Em primeiro lugar, mencionaremos que o acordo Mercosul-União Européia tem um novo sistema de resolução de disputas. Projeta situações que deverão ser realizadas na prática com claro-escuro para resolver ou revisar no momento do texto final. Não diz nada sobre o acesso dos indivíduos ao processo de solução de controvérsias, nem sobre o investimento em particular. Em relação ao processo de ratificação, existem divergências essenciais entre os países europeus em questões ambientais, particularmente com o Brasil. O fechamento do Acordo do Mercosul da União Européia encontra três tipos de obstáculos aos seus componentes de cooperação, diálogo político e livre comércio. A democracia é um requisito que as partes propuseram, embora não estejam estabelecidos os mecanismos a serem implementados em caso de ruptura por parte de um Estado parte.<hr/>Abstract: The article will deal with the main legal aspects of the Mercosur-European Union agreement. First of all, we will mention that the Mercosur-European Union agreement has a novel dispute resolution system. It projects situations that will have to be carried out in practice that may have to be reviewed at the time of the final text. It says nothing about the access of individuals to the dispute settlement process, as well as investments in particular. Regarding the ratification process, there are essential differences between European countries on environmental issues, particularly with Brazil. The closing of the European Union Mercosur Agreement has three types of obstacles related to its components of cooperation, political dialogue and free trade. Democracy is a requirement that the parties have proposed, although the mechanisms to be implemented in case of rupture by a State party are not established.<hr/>Résumé : L’article traitera de certains aspects juridiques de l’accord Mercosur-Union européenne. Tout d’abord, nous mentionnerons que l’accord Mercosur-Union européenne dispose d’un nouveau système de règlement des différends. Il projette des situations qu’il faudra réaliser en pratique avec des clairs-obscurs pour les résoudre ou les revoir au moment du texte final. Il ne dit rien sur l’accès des individus au processus de règlement des différends, ainsi que sur les investissements en particulier. En ce qui concerne le processus de ratification existant, il existe des différences essentielles entre les pays européens sur les questions environnementales, en particulier avec le Brésil. La conclusion de l’accord de l’Union européenne sur le Mercosur rencontre trois types d’obstacles qui en font ses composantes de coopération, de dialogue politique et de libre-échange. La démocratie est une exigence que les parties ont proposée, bien que les mécanismes à mettre en œuvre en cas de rupture par un État partie ne soient pas établis. <![CDATA[América indígena: un estudio comparativo respecto a los derechos de los pueblos indígenas en el Mercosur y en la Comunidad Andina]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900045&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo é guiado pelo seguinte problema de pesquisa: em que medida os processos de integração do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e da Comunidade Andina (CAN) garantem e promovem os direitos dos povos indígenas? Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral o estudo dos direitos dos povos indígenas no MERCOSUL e na CAN. Objetivo esse que se concentra no estudo das normativas e informações prestadas pelos processos de integração analisados, discorrendo, no primeiro capítulo, sobre os direitos dos povos indígenas no MERCOSUL e, no segundo, sobre os direitos dos povos indígenas na CAN, analisando a historicidade dos blocos econômicos e os direitos de suas cidadãs e de seus cidadãos. Quanto à metodologia adotada, empregou-se os métodos de pesquisa normativo-descrito e comparativo, com as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado apresentado constatou-se que a integração andina se mostra mais avançada, pelo menos teoricamente, em termos de legislação indígena e políticas que envolvam a figura cidadã dos povos originários, muito embora não se tenha encontrado menção ao uso de idiomas indígenas como idiomas da CAN, o que sim se observa no MERCOSUL. Ambos os processos de integração possuem instituições próprias de representação dos povos indígenas, a exemplo da Reunião de Autoridades sobre Povos Indígenas (RAPIM), no MERCOSUL e do Conselho dos Povos Indígenas (CCPICAN), na CAN.<hr/>Resumen: El presente artículo es guiado por el siguiente problema de investigación: ¿en qué medida los procesos de integración del Mercado Común del Sur (MERCOSUR) y de la Comunidad Andina (CAN) garantizan y promueven los derechos de los pueblos indígenas? Para ello, la investigación posee como objetivo general el estudio de los derechos de los pueblos indígenas en el MERCOSUR y en la CAN. Ese objetivo está delimitado por el análisis de las normativas e informaciones prestadas por los procesos de integración referidos, abordando, en el primer capítulo, los derechos de los pueblos indígenas en el MERCOSUR y, en el segundo, los derechos de los pueblos indígenas en la CAN, analizando la historicidad de los bloques económicos y los derechos de sus ciudadanos y ciudadanas. Respecto a la metodología, fueron utilizados los métodos de investigación normativo-descriptivo y comparativo, siendo las técnicas de investigación de cuño bibliográfico y documental. Como resultado presentado se constató que la integración andina se muestra más avanzada, por lo menos teóricamente, en términos de legislación indígena y políticas que involucren a la figura ciudadana de los pueblos originarios, aunque no se haya encontrado mención al uso de idiomas indígenas como idiomas de la CAN, lo que sí se observa en el MERCOSUR. Ambos los procesos de integración poseen instituciones propias de representación de los pueblos indígenas, a ejemplo de la Reunión de Autoridades sobre Pueblos Indígenas (RAPIM), en el MERCOSUR, y del Consejo de los Pueblos Indígenas (CCPICAN), en la CAN.<hr/>Abstract: The present work is guided by the following problem: to what extent do the integration processes of the MERCOSUR and the Andean Community (CAN) guarantee and promote the rights of indigenous peoples? Therefore, the research has as its general objective the study of the rights of indigenous peoples in MERCOSUR and CAN. This objective focuses on the study of regulations and information provided by the integration processes analyzed, discussing, in the first chapter, on the rights of indigenous peoples in MERCOSUR, and, in the second, on the rights of indigenous peoples in the CAN, analyzing the historicity of economic blocs and the rights of their citizens. As for the methodology adopted, normative-described and comparative research methods were used, with bibliographic and documentary research techniques. As a result, it was found that Andean integration is more advanced, at least theoretically, in terms of indigenous legislation and policies that involve the citizen figure of native peoples, although there was no mention of the use of indigenous languages as CAN languages, which is indeed observed in MERCOSUR. Both integration processes have their own institutions for representing indigenous peoples, such as the Meeting of Authorities on Indigenous Peoples (RAPIM) in MERCOSUR and the Council of Indigenous Peoples in CAN (CCPICAN).<hr/>Résumé: Cet article est guidé par la problématique de recherche suivante: dans quelle mesure les processus d’intégration du Marché commun du Sud (MERCOSUR) et de la Communauté andine (CAN) garantissent-ils et promeuvent-ils les droits des peuples autochtones? À cette fin, la recherche a pour objectif général l’étude des droits des peuples autochtones dans le MERCOSUR et la CAN. Cet objectif se concentre sur l’étude des réglementations et des informations fournies par les processus d’intégration analysés, en traitant, dans le premier chapitre, des droits des peuples autochtones dans le MERCOSUR et, dans le second, des droits des peuples autochtones dans la CAN, en analysant les l’historicité des blocs économiques et les droits de leurs citoyens. En ce qui concerne la méthodologie adoptée, des méthodes de recherche normatives décrites et comparatives ont été utilisées, avec des techniques de recherche bibliographique et documentaire. En conséquence, il a été constaté que l’intégration andine est plus avancée, du moins en théorie, en termes de législation et de politiques autochtones impliquant la figure citoyenne des peuples autochtones, bien qu’aucune mention n’ait été trouvée de l’utilisation des langues autochtones comme langues de la CAN, ce qui est bien observé dans le MERCOSUR. Les deux processus d’intégration ont leurs propres institutions représentant les peuples autochtones, telles que la Réunion des autorités sur les peuples autochtones (RAPIM) dans le MERCOSUR et le Conseil des peuples autochtones (CCPICAN) dans le CAN. <![CDATA[Protección ambiental y disputas comerciales: ¿déficit de eficacia o locus inadecuado?]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900073&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Este artículo está dedicado a analizar las disputas comerciales relacionadas con la protección ambiental sometidas al sistema de solución de controversias del MERCOSUR y aquello de la Organización Mundial del Comercio. La investigación trae un panorama sobre las posibles dificultades para la promoción efectiva de la protección del medio ambiente en sistemas diseñados para la solución de disputas comerciales. A través del análisis de decisiones sobre casos confrontados con esos estándares, las conclusiones confirman la hipótesis de que los intereses comerciales tienden a prevalecer imponiendo un rol secundario a la protección del medio ambiente.<hr/>Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as disputas comerciais relacionadas à proteção ambiental submetidas ao sistema de solução de controvérsias do MERCOSUL e àquele da Organização Mundial do Comércio. A pesquisa traz um panorama sobre as possíveis dificuldades para a efetiva promoção da proteção do meio ambiente em sistemas projetados para a solução de disputas comerciais. Por meio da análise das decisões dos casos confrontados com essas normas, as conclusões tendem a confirmar a hipótese de que os interesses comerciais tendem a prevalecer, colocando a proteção ambiental em segundo plano.<hr/>Abstract: This article aims to analyze trade disputes related to environmental protection submitted to the dispute settlement system of MERCOSUR and to that one of the World Trade Organization. The ressearch brings an overview on the possible difficulties for the effective promotion of the protection of the environment in systems designed for the solution of trade disputes. Through the analysis of decisions on cases confronted with those standards, the conclusions tend to confirm the hypotesys that trade interests tend to prevail pushing environmental protection a secondary role.<hr/>Résumé: Cet article est consacré à l’analyse des différends commerciaux liés à la protection de l’environnement exposés au système de règlement des différends du MERCOSUR et de l’Organisation mondiale du commerce. La recherche apporte un aperçu des difficultés pour la promotion efficace de la protection de l’environnement dans les systèmes possibles conçus pour la solution des litiges commerciaux. A travers l’analyse des décisions rendues sur des dossiers confrontés à ces normes, les conclusions confirment l’hypothèse selon laquelle les intérêts commerciaux tendent à prévaloir imposant un rôle secondaire à la protection de l’environnement.cas de rupture par un État partie ne soient pas établis. <![CDATA[Financiamiento de terceros y conflictos de intereses: ¿hay alguna forma de domar a la bestia? Una visión sobre el MERCOSUR]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900090&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: The third-party funding (TPF) market has been growing rapidly in the last few years, especially in the international arbitration field. The benefits along with the potential risks TPF could bear have received a lot of attention. Accordingly, the industry’s appetite for TPF has grown exponentially in short timeframe. Since 2012, this industry has increased by over 500%, with a significant increase of TPF financial support occurring the Arbitration system and the rising number of active funders looking for viable opportunities1. Considering that “precious little is stated with regards to disclosure”2, it has been assessed whether disclosure should be mandatory in order to avoid the possible existence of conflicts of interest between an arbitrator and the funder. This is of particular relevance when it is considered that arbitral institutions establish and ensure that an arbitrator’s independence and impartiality are a must3, yet the arbitral institutions little say regarding the TPF agreements and their impact on arbitrator’s impartiality or independence should a conflict arises.<hr/>Resumen: El mercado de financiación de terceros (TPF) ha crecido rápidamente en los últimos años, especialmente en el campo del arbitraje internacional. Sus beneficios junto con los riesgos que podría soportar han recibido mucha atención. En consecuencia, el apetito de la industria por TPF ha crecido exponencialmente en un corto período de tiempo. Desde 2012, esta industria aumentó en más del 500%, en cuanto a la cantidad de acuerdos de financiamiento celebrados y el volumen de financiadores activos en busca de oportunidades viables. En este sentido, considerando que “se dice muy poco en cuanto a la divulgación”, se analiza si la divulgación debe ser obligatoria para evitar la posible existencia de conflictos de interés entre un árbitro y el financiador. Esto cobra relevancia si se tiene en cuenta que las instituciones arbitrales establecen que la independencia e imparcialidad del árbitro son indispensables, pero poco dicen respecto a los acuerdos TPF y su impacto en la imparcialidad o independencia del árbitro en caso de conflicto.<hr/>Resumo: O mercado de financiamento de terceiros (TPF) vem crescendo rapidamente nos últimos anos, principalmente no campo da arbitragem internacional. Seus benefícios, juntamente com os riscos que poderia suportar, receberam muita atenção. Assim, o apetite da indústria pela TPF cresceu exponencialmente em curto espaço de tempo. Desde 2012, essa indústria cresceu mais de 500%, em relação ao número de contratos de financiamento celebrados e ao volume de financiadores ativos em busca de oportunidades viáveis. Nesse sentido, considerando que “pouco precioso se diz sobre a divulgação”, analisa-se se a divulgação será obrigatória para evitar a possível existência de conflitos de interesse entre árbitro e financiador. Isso ganha relevância se levarmos em conta que as instituições arbitrais estabelecem que a independência e a imparcialidade do árbitro são uma obrigação, mas pouco dizem sobre os acordos da TPF e seu impacto na imparcialidade ou independência do árbitro em caso de conflito.<hr/>Abstrait: Le marché du financement par des tiers (TPF) a connu une croissance rapide ces dernières années, en particulier dans le domaine de l’arbitrage international. Ses avantages ainsi que les risques qu’il pourrait supporter ont reçu beaucoup d’attention. En conséquence, l’appétit de l’industrie pour le TPF a augmenté de façon exponentielle en peu de temps. Depuis 2012, cette industrie a augmenté de plus de 500%, en ce qui concerne le nombre d’accords de financement célébrés et le volume de bailleurs de fonds actifs à la recherche d’opportunités viables. En ce sens, considérant que “précieusement peu est dit en ce qui concerne la divulgation”, il est analysé si la divulgation doit être obligatoire pour éviter l’existence possible de conflits d’intérêts entre un arbitre et le bailleur de fonds. Cela gagne en pertinence si l’on tient compte du fait que les institutions arbitrales établissent que l’indépendance et l’impartialité de l’arbitre sont indispensables, mais elles disent peu de choses sur les accords TPF et leur impact sur l’impartialité ou l’indépendance de l’arbitre en cas de conflit. <![CDATA[Derecho transnacional, contratos farmacéuticos y cláusulas arbitrales y formación de fondos no soberanos. Un análisis desde la lógica del favor creditoris]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900115&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Esse artigo objetiva compreender e discutir as complexas relações transnacionais inerentes aos contratos farmacêuticos entre Estados e empresas farmacêuticas transnacionais, em especial nos tópicos relacionados às previsões de arbitragem transnacional para a solução de controvérsias e a obrigação de formação de fundos não-soberanos como garantia de adimplemento das dívidas. Procurar-se-á demonstrar que essas cláusulas encontram sua legitimidade no contexto do Direito Transnacional, na qual o Estado atua como um ator não soberano, e que estas previsões contratuais se orientam pela lógica favor creditoris. Se empregou o método crítico e o procedimento da pesquisa bibliográfica.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo comprender y discutir las complejas relaciones transnacionales inherentes a los contratos farmacéuticos entre Estados y empresas farmacéuticas transnacionales, especialmente en temas relacionados con las disposiciones de arbitraje transnacional para la solución de controversias y la obligación de formar fondos no soberanos como garantía de cumplimiento de deudas. Intentaremos demostrar que estas cláusulas encuentran su legitimidad en el contexto del Derecho Transnacional, en el que el Estado actúa como un actor no soberano, y que estas disposiciones contractuales se rigen por la lógica del favor creditoris. Se utilizó el método crítico y el procedimiento de investigación bibliográfica.<hr/>Abstract: In this work we discuss the complexities of transnational relations that are inserted in pharmaceutical contracts between States and Transnational Pharmaceutical Companies, particularly in the field of clauses that establish transnational arbitration, and the constitution of non-sovereign funds as guarantee of performance. We intend to show that these clauses are legitimate in the context of Transnational Law, where States act as non-sovereign actors, and that they are guided by favor creditoris logic. The critical method and the bibliographic research procedure were used.<hr/>Résumé: Dans ce travail, nous discutons des complexités des relations transnationales qui s’insèrent dans les contrats pharmaceutiques entre États et Entreprises Pharmaceutiques Transnationales, notamment dans le domaine des clauses qui établissent l’arbitrage transnational et la constitution de fonds non souverains comme garantie de performance. Nous entendons montrer que ces clauses sont légitimes dans le contexte du droit transnational, où les États agissent comme des acteurs non souverains, et qu’elles sont guidées par une logique favor creditoris. <![CDATA[La cláusula de entrada em vigor de los acuerdos ejecutivos]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900153&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo ressalta que a autoridade para celebrar acordos executivos deriva da ordem jurídica nacional, e não do direito internacional ou do texto do tratado. Busca demonstrar que a natureza executiva de um tratado não depende do momento de sua entrada em vigor. Conclui que a autoridade para concluir acordos executivos independe do caráter bilateral ou multilateral do tratado.<hr/>Resumen: Este artículo enfatiza que la autoridad para celebrar acuerdos ejecutivos se deriva del orden jurídico nacional y no del derecho internacional o del texto del tratado. Busca demostrar que el carácter ejecutivo de un tratado no depende del momento de su entrada en vigor. Concluye que la autoridad para celebrar acuerdos ejecutivos es independiente del carácter bilateral o multilateral del tratado.<hr/>Abstract: This article emphasizes that the authority to enter into executive agreements derives from the national legal order, and not from international law or the text of the treaty. It seeks to demonstrate that the executive nature of a treaty does not depend on the moment of its entry into force. It indicates that the authority to conclude executive agreements is independent of the bilateral or multilateral nature of the treaty.<hr/>Résumé: Cet article souligne que le pouvoir de conclure des accords exécutifs découle de l’ordre juridique national et non du droit international ou du texte du traité. Il cherche à démontrer que la nature exécutive d’un traité ne dépend pas du moment de son entrée en vigueur. Il conclut que le pouvoir de conclure des accords exécutifs est indépendant de la nature bilatérale ou multilatérale du traité. <![CDATA[Ucrania, agresión ¿y después? (26 de febrero al 21 de mayo)]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900170&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En la madrugada del 24 de febrero 2022, Rusia invade Ucrania y desata un conflicto armado que, a mediados de junio sigue en pie. El propósito fundamental que ilumina la Carta de las Naciones Unidas es mantener la paz y seguridad internacionales. Desde entonces se ha evitado una guerra total y con todas las armas; pero se han producido muchos conflictos armados internacionales o de otra naturaleza. Los autores entienden que este no es un conflicto armado internacional más y lo comentan. Por segunda vez (crisis en Cuba 1962) se está frente a la posibilidad de que, por efecto dominó, se vaya a una Tercera Guerra Mundial y con todas las armas. Rusia ha desconocido abiertamente sus compromisos anteriores, incluyendo la Carta de la ONU; la comunidad internacional ha respondido con energía, prudencia y racionalidad, con los limitados elementos a su disposición. Finalmente, se analizan las repercusiones políticas de la agresión rusa y se exponen las falencias jurídicas a superar para evitar la repetición de estos hechos.<hr/>Resumo: Na madrugada de 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invade a Ucrânia e desencadeia um conflito armado que continua em meados de junho. O propósito fundamental iluminado pela Carta das Nações Unidas é manter a paz e a segurança internacionais. Desde então, evitou-se uma guerra total com todas as armas; mas tem havido muitos conflitos armados internacionais e outros. Os autores entendem que este não é apenas mais um conflito armado internacional e o comentam. Pela segunda vez (crise em Cuba 1962) estamos diante da possibilidade de, por efeito dominó, entrarmos em uma Terceira Guerra Mundial e com todas as armas. A Rússia ignorou abertamente seus compromissos anteriores, incluindo a Carta da ONU; a comunidade internacional respondeu com energia, prudência e racionalidade, com os limitados elementos à sua disposição. Por fim, são analisadas as repercussões políticas da agressão russa e expostas as deficiências jurídicas a serem superadas para evitar a repetição desses eventos.<hr/>Abstract: On February 24th Russia invades Ukraine, unleashing a conflict which is still ongoing. The main purpose of the UN Charter is to maintain international peace and security. Since then, an all-out war has been avoided, even though there have been many international and other armed conflicts. Conflict in Ukraine is not just another international armed one. For the second time (after Cuban missiles crisis 1962), we are facing the possibility - by domino effect - of triggering a Third World War. Russia has openly ignored its previous commitments, including UN Charter. International community has responded with energy, prudence and rationality, with few elements to cope with. Finally, political impacts are analyzed as well as legal shortcomings that have to be overcome in order to avoid repeating these facts. <![CDATA[El conflicto ruso-ucraniano: algunas cuestiones referentes a las sanciones en el Derecho Internacional y una nueva ¿tendencia?]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900198&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El presente trabajo intenta convertirse en una reflexión sobre los recientes acontecimientos vinculados a la invasión o ataque armado de la Federación Rusa a Ucrania. En este sentido, la Carta de Naciones Unidas limita o llama a abstenerse del uso o amenaza de la fuerza a los Estados. Sin embargo, lo que resulta de interés es la reacción que ha suscitado este evento en la “comunidad internacional”, lo que ha generado una condena con llamativa vehemencia. Tan así que se han visto reacciones no solo contra el Estado y el gobierno ruso, sino contra los nacionales de ese país. Ejemplo de ello son las exclusiones de competencias deportivas internacionales (FIFA, COI, ATP, etc.) o de la banca internacional como el sistema SWIFT e incluso solicitudes de suspensión a estudiantes en eventos académicos internacionales como son los MOOT COURT. Estas medidas alteran la seguridad jurídica, el flujo comercial y financiero mundial; y afectan a personas no vinculadas al conflicto, provocando una reacción pocas veces vista, pero que no se ha presenciado en otras situaciones similares. En razón de ello, corresponde analizar la legalidad de estas medidas bajo el actual marco del Derecho Internacional.<hr/>Resumo: O presente artigo procura se converter numa reflexão sobre os recentes acontecimentos que tem relação com a invasão e ataque armado pela Federação Russa a Ucrânia. Neste sentido, a Carta das Nações Unidas limita ou chama a lá abstenção do uso o ameaça das forças aos Estados. No enquanto, o que resulta de mais interesse é a reação da “comunidade internacional” sobre o evento que há condenado com veemência o ataque. É assim que as reações são preenchidas não somente contra o Estado e governo russo, ainda que contra os nacionais desse país. Exemplos são as exclusões de competências desportivas internacionais (FIFA, COI, ATP, etc.) o a banca internacional como o sistema SWIFT e ainda as solicitações de suspensão de estudantes em eventos acadêmicos internacionais como os MOOT COURT. Estas medidas geram uma alteração no fluxo comercial e financeiro mundial e afeitam a pessoas não relacionadas ao conflito, provocando uma reação poucas vezes vistas, mais que outras oportunidades sobre os mesmos feitos. É por isso que corresponde fazer uma análise de legalidade de estas medidas de acordo no marco jurídico do Direito Internacional.<hr/>Abstract: The present article tries to become a reflection on the recent events related to the invasion or armed attack of the Russian Federation against Ukraine. In this sense, the Charter of the United Nations limits or calls States to refrain from the use or threat of force. However, what is of interest is the reaction that this event has provoked in the “international community”, which has generated a striking vehemence condemnation. All these actions can be seen not only against the Russian state and government, but also against the nationals of that country. Examples of this are the exclusions from international sports competitions (FIFA, IOC, ATP, etc.) or from international banking such as the SWIFT system and even requests for suspension of students from international academic events such as the MOOT COURT. These measures alter the legal certainty, the global commercial and financial relations; and affect people not linked to the conflict, provoking a reaction rarely seen, but one that has not been witnessed in other similar situations. Because of this, it is appropriate to analyze the legality of these measures under the current framework of International Law. <![CDATA[El Derecho Internacional, la guerra y la ética]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900212&lng=es&nrm=iso&tlng=es Résumé: Le droit international se trouve dans une impasse difficile face à la fabrication et l’utilisation d’armes de guerre par les grands pays. Les violences ou les conflits qui surgissent entre et au sein des États ne garantissent en rien la paix et la tranquillité que nous recherchons. Les Organisations Internationales perdent de plus en plus leur raison d’être. Donc, les principes juridiques internationaux ne s’appliquent pas en temps de “paix”, encore moins en temps de conflits armés. Et, la vie humaine est en perpétuelle menace ou demeure sans valeur aux yeux des protagonistes des relations internationales qui continuent à défendre leurs intérêts inavoués et inavouables.<hr/>Resumen: El Derecho Internacional está cada vez más en una situación insegura frente a la fabricación de armas de guerra por los grandes países. Las violencias, las guerras surgidas no garantizan la paz y la tranquilidad que buscamos, por lo que las Organizaciones Internacionales pierden su razón de ser. Aun así, los principios jurídicos internacionales no se aplican tanto en tiempo de “paz” como en momentos de conflictos armados y la vida humana está en perpetua amenaza o permanece sin valor alguno en los ojos de los protagonistas de las relaciones internacionales que siguen defendiendo sus intereses inconfesables e inconfesados.<hr/>Resumo: O Direito Internacional encontra-se cada vez mais em situação insegura diante da fabricação de armas de guerra por grandes países. A violência, as guerras que surgiram não garantem a paz e a tranquilidade que buscamos, pelas quais as Organizações Internacionais perdem a razão de ser. Mesmo assim, os princípios jurídicos internacionais não se aplicam tanto em tempos de “paz” como em tempos de conflito armado e a vida humana está em perpétua ameaça ou permanece sem valor aos olhos dos protagonistas das relações internacionais que continuam defendendo seus direitos. e interesses não confessados.<hr/>Abstract: International Law is increasingly in an insecure situation in the face of the manufacture of weapons of war by large countries. The violence, the wars that have arisen do not guarantee the peace and tranquility that we seek, for which the International Organizations lose their reason for being. Even so, international legal principles do not apply in times of “peace” as well as in times of armed conflict, and human life is in perpetual threat or remains worthless in the eyes of the protagonists of international relations who continue to defend their rights. unavowable and unconfessed interests. <![CDATA[Privacidad y protección de datos en el contexto de fusiones y adquisiciones transfronterizas: la (posible) función cooperativa del derecho de la competencia]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900232&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do big data nos campos das fusões e aquisições e o direito concorrencial, sob perspectiva crítica e comparada. Primeiramente, realiza uma breve introdução ao tema, baseada na consulta a textos que logram situar o desenvolvimento do atual paradigma jurídico. Estuda, também, a atuação teórica da política antitruste em meio à era digital. Logo, traz uma análise comparativa de casos emblemáticos de fusões e aquisições sob a ótica de três autoridades antitruste diferentes (brasileira, estadunidense e europeia), imprescindível para a situação do panorama jurídico no âmbito internacional. Como resultado, conclui que a jurisprudência caminha em direção a uma atuação cooperativa entre os institutos, dentro de suas respectivas competências.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar las implicaciones del big data en el campo de las fusiones y adquisiciones y el derecho de la competencia, desde una perspectiva crítica y comparada. En primer lugar, realiza una breve introducción al tema, a partir de la consulta de textos que logran situar el desarrollo del paradigma jurídico actual. También estudia el desempeño teórico de la política antimonopolio en medio de la era digital. Por lo tanto, trae un análisis comparativo de casos emblemáticos de fusiones y adquisiciones desde la perspectiva de tres diferentes autoridades antimonopolio (brasileña, estadounidense y europea), esenciales para la situación del panorama legal en el ámbito internacional. En consecuencia, concluye que la jurisprudencia transita hacia una acción cooperativa entre los institutos, dentro de sus respectivas competencias.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the implications of big data in the field of mergers and acquisitions and competition law, from a critical and comparative standpoint. First, it does a brief introduction to the subject, based on consultation of texts that manage to situate the development of the current legal paradigm. It also studies the theoretical performance of antitrust policy in the midst of the digital age. Subsequently, it conducts a comparative analysis of emblematic cases of mergers and acquisitions from the perspective of three different antitrust authorities (Brazilian, American, and European), essential for situating the legal landscape in an international scope. As a result, it concludes that the jurisprudence is currently moving towards the implementation of a cooperative role between the two legal institutes within their respective authorities.<hr/>Abstrait: Cet article vise à analyser les implications du big data dans le domaine des fusions-acquisitions et du droit de la concurrence, d’un point de vue critique et comparatif. Tout d’abord, il fait une brève introduction au sujet, basée sur la consultation de textes qui parviennent à situer l’évolution du paradigme juridique actuel. Il étudie également la performance théorique de la politique antitrust au milieu de l’ère numérique. Ensuite, il procède à une analyse comparative de cas emblématiques de fusions-acquisitions du point de vue de trois autorités antitrust différentes (brésilienne, américaine et européene), essentielle pour situer le paysage juridique dans une perspective internationale. En conséquence, elle conclut que la jurisprudence s’oriente actuellement vers la mise en place d’un rôle coopératif entre les deux instituts judiciaires au sein de leurs instances respectives. <![CDATA[Mecanismos de solución de controversias regionales: una herramienta a disposición de los Estados en la institucionalidad democrática. El caso de la Unión de Naciones Suramericanas]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900251&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Este estudio analiza la situación jurídica del Tratado Constitutivo de la Unión de Naciones Suramericanas (Unasur) luego de las denuncias realizadas -o anunciadas- por parte de distintos Estados miembros; realiza un recorrido por los motivos que llevaron a su creación y reflexiona sobre las razones actuales de la necesidad de su subsistencia como único marco jurídico multidimensional hacia una integración suramericana permanente. Para arribar a sus conclusiones analiza los procedimientos internos de denuncia; el estatus de sus miembros fundadores en relación con el Tratado Constitutivo de la organización; y la vigencia de la organización. El estudio concluye que los Estados debieron recurrir al diálogo político y al mecanismo de solución de controversias previsto en la Tratado Constitutivo -opción que se mantiene aún vigente-debido a que constituye la vía institucional idónea para destrabar conflictos.<hr/>Resumo: Este estudo analisa a situação jurídica do Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) após as denúncias feitas -ou anunciadas- por diversos Estados membros; faz um percorrido pelas razões que levaram à sua criação e reflete sobre as razões atuais da necessidade de sua subsistência como único marco jurídico multidimensional para uma integração sul-americana permanente. Para chegar às suas conclusões, analisa os procedimentos internos de denúncia; a situação de seus membros fundadores em relação ao Tratado Constitutivo da organização; e a validade da organização. O estudo conclui que os Estados tiveram que recorrer ao diálogo político e ao mecanismo de solução de controvérsias previsto no Tratado Constitutivo - opção que ainda vigora - por constituir o canal institucional ideal para desbloquear conflitos.<hr/>Abstract: This study analyzes the legal situation of the Constitutive Treaty of Unasur after the denounced of the treaty made -or announced- by different member states; It explores the reasons that led to its creation and reflection on the current motives for the need for its subsistence as the only multidimensional legal framework towards a permanent South American integration. To reach its conclusions, it analyzes the internal procedures of denunciation of Argentina and Brazil; the status of its founding members in relation to the Constitutive Treaty of the organization; and the legal validity of the organization. The study concludes that the States had to resort to political dialogue and the dispute settlement mechanism provided for in the Constitutive Treaty - an option that is still in force - because it constitutes the ideal institutional mechanism to settle disputes between Unasur States.<hr/>Abstrait: Cette étude analyse la situation juridique du Traité Constitutif de l’Unasur après les dénonciations formulées -ou annoncées- par différents États membres ; Il décrit les raisons qui ont conduit à sa création et réfléchit sur les raisons actuelles de la nécessité de sa subsistance comme seul cadre juridique multidimensionnel vers une intégration sud-américaine permanente. Pour parvenir à ses conclusions, il analyse les procédures internes de dénonciations de l’Argentina et du Brésil ; le statut de ses membres fondateurs par rapport au Traité constitutif de l’organisation ; et la validité de l’organisation. L’étude conclut que les États ont dû recourir au dialogue politique et au mécanisme de règlement des différends prévu par le Traité Constitutif - option toujours en vigueur - car il constitue le canal institutionnel idéal pour débloquer les conflits. <![CDATA[Fuentes normativas y solución de controversias en los procesos de integración regional: de la intergubernamentalidad a la supranacionalidad]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872022001900285&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En la dinámica regional, las relaciones económicas internacionales se desarrollan bajo distintas modalidades de integración. Estas pueden constituirse bajo objetivos económico-comerciales o bajo el objetivo de integración de un orden político. Para lograr tales cometidos los Estados deciden conformar un espacio común bajo modalidades de integración de tipo supranacional o intergubernamental. En consecuencia, los órganos e instituciones creadas en estos nuevos órdenes jurídicos pueden llevar acarreada la delegación de funciones públicas propias de los estados o simplemente quedar en colaboraciones intergubernamentales. El presente artículo busca exponer las diferencias entre tales metodologías de integración, analizando las fuentes normativas de sus ordenamientos jurídicos y los eventuales sistemas de solución de controversias. Para ello se tomó como casos de análisis los procesos de integración supranacionales de la Unión Europea y la Comunidad Andina de Naciones. Por otra parte, se tomaron como casos de estudio para el análisis de los procesos de integración intergubernamentales el de Mercado Común del Sur y el Tratado de Libre Comercio de América del Norte.<hr/>Resumo: Na dinâmica regional, as relações econômicas internacionais são desenvolvidas sob diferentes formas de integração. Estes podem ser constituídos sob objetivos econômico-comerciais ou sob o objetivo de integrar uma ordem política. Para cumprir tais tarefas, os Estados decidem formar um espaço comum sob modalidades de integração supranacional ou intergovernamental. Consequentemente, os órgãos e instituições criados nesses novos ordenamentos jurídicos podem exercer a delegação de funções públicas típicas dos estados ou simplesmente permanecer em colaborações intergovernamentais. Este artigo busca expor as diferenças entre tais metodologias de integração, analisando as fontes normativas de seus ordenamentos jurídicos e os possíveis sistemas de resolução de conflitos. Para isso, foram tomados como casos de análise os processos de integração supranacional da União Europeia e da Comunidade Andina de Nações. Por outro lado, o Mercado Comum do Sul e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte foram tomados como estudos de caso para a análise dos processos de integração intergovernamental.<hr/>Abstract: In the regional dynamics, international economic relations are developed under different forms of integration. These can be constituted under economic-commercial objectives or under the objective of integrating a political order. To achieve such tasks, the States decide to form a common space under supranational or intergovernmental integration modalities. Consequently, the bodies and institutions created in these new legal orders may entail the delegation of public functions typical of the states or simply remain in intergovernmental collaborations. This article seeks to expose the differences between such integration methodologies, analysing the normative sources of their legal systems and the possible dispute resolution systems. For this, the supranational integration processes of the European Union and the Andean Community of Nations were taken as cases of analysis. On the other hand, the Common Market of the South and the North American Free Trade Agreement were taken as case studies for the analysis of intergovernmental integration processes.<hr/>Abstrait: Dans la dynamique régionale, les relations économiques internationales se développent sous différentes formes d’intégration. Ceux-ci peuvent être constitués sous des objectifs économico-commerciaux ou sous l’objectif d’intégrer un ordre politique. Pour accomplir ces tâches, les États décident de constituer un espace commun sous des modalités d’intégration supranationale ou intergouvernementale. Par conséquent, les organes et institutions créés dans ces nouveaux ordres juridiques peuvent entraîner la délégation de fonctions publiques typiques des États ou simplement rester dans des collaborations intergouvernementales. Cet article vise à exposer les différences entre ces méthodologies d’intégration, en analysant les sources normatives de leurs systèmes juridiques et les systèmes possibles de résolution des conflits. Pour cela, les processus d’intégration supranationale de l’Union européenne et de la Communauté andine des nations ont été pris comme cas d’analyse. D’autre part, le Marché commun du Sud et l’Accord de libre-échange nord-américain ont été pris comme études de cas pour l’analyse des processus d’intégration intergouvernementale.