Scielo RSS <![CDATA[Revista de la Secretaría del Tribunal Permanente de Revisión]]> http://scielo.iics.una.py/rss.php?pid=2304-788720170001&lang=en vol. 5 num. 9 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iics.una.py/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iics.una.py <![CDATA[Presentación]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Apresentação]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Prólogo]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Prólogo]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Restitución internacional de menores y cooperación jurisdiccional internacional, necesidad de nuevos desarrollos. Complementariedad de convenios]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El desarrollo de los medios de transporte en sus distintas modalidades, la flexibilización de las fronteras nacionales consecuencia de proceso de integración y la globalización, y la incidencia de diversas variables sociales, políticas y económicas, han propiciado en las últimas décadas desplazamientos humanos, con frecuencia masivos, que inciden en una creciente dispersión internacional de la familia. La restitución internacional de menores con centro de vida en un Estado irregularmente trasladados o retenidos en otro por uno de sus padres o un pariente próximo, constituye una de las cuestiones de planteo cada vez más frecuente vinculadas a esta realidad. El presente trabajo aborda la necesidad de avanzar en materia de cooperación judicial intencional en lo relativo a la pronta restitución internacional de los menores, y en especial, respecto a la actuación de las autoridades centrales como instrumento para el logro de tal objetivo, así como en lo referido a la cada vez más necesaria complementariedad de las soluciones del Convenio de La Haya de 1996 sobre Protección de Niños con las del Convenio de 1980 sobre Aspectos Civiles de la Sustracción Internacional de Menores.<hr/>Resumo: O desenvolvimento dos meios de transporte em suas várias formas, a flexibilização das fronteiras nacionais como consequência do processo de integração e globalização e a incidência de diversas variáveis sociais, políticas e econômicas nas últimas décadas, foram propícias para o deslocamento humano, com frequência em massa, propiciando uma crescente dispersão internacional das famílias. A restituição internacional de menores com centro de vida num Estado irregularmente removidos ou retidos em outro por um dos pais ou um parente próximo, constitui uma das questões que surgem cada vez com maior frequência, em relação a essa realidade. Este artigo aborda a necessidade de avançar para a cooperação judicial deliberada em relação à pronta restituição internacional de menores, em particular, em relação ao desempenho das autoridades centrais como instrumento para atingir esse objetivo, bem como o relacionado às cada vez mais necessária complementação das soluções da Convenção de Haia de 1996 sobre a Proteção das Crianças, com as soluções da Convenção de 1980 sobre Aspectos Civis do Rapto Internacional de Crianças. <![CDATA[1945: Quiebre en la historia. El arribo a la naturaleza jurídica de las normas que regulan las relaciones internacionales]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100033&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: Con este trabajo intentamos señalar que no puede hablarse de la existencia de un sistema jurídico, mientras la sociedad a la cual este procura regular no llegue, al menos, al estado civilizado, aunque este sea de guerra. Por ello entendemos que la naturaleza jurídica del Derecho Internacional Público, recién se logra con la Carta de Naciones Unidas; e intentamos explicar por qué es así.<hr/>Resumo: Com este trabalho, tentamos destacar que não se pode falar da existência de um sistema jurídico enquanto a sociedade à qual procura regular não chegar, ao menos, ao estado civilizado, mesmo que seja de guerra. Por isso se entende que a natureza jurídica do Direito Internacional Público foi recentemente alcançada com a Carta das Nações Unidas e tentamos explicar por que é assim. <![CDATA[Eficacia jurídica de la normativa común en procesos de integración regional, especial referencia al derecho del MERCOSUR]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100058&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El objetivo del presente artículo consiste en reflexionar sobre la eficacia jurídica de la normativa del MERCOSUR, concretamente en plantear la factibilidad de la aplicación de fundamentos y desarrollos de la doctrina jurisprudencial de la eficacia jurídica del derecho de integración de la Unión Europea al derecho de integración del MERCOSUR, principalmente a su derecho derivado, en orden a mejorar su efectividad y a contribuir desde el derecho al avance del proceso de integración, esencialmente ante situaciones o supuestos de incumplimiento estatal. El artículo aborda la eficacia jurídica de la normativa común en el derecho de integración del MERCOSUR y sus posibilidades de desarrollo, a partir del propio ordenamiento jurídico del proceso de integración, estableciendo puntos comunes y divergentes con el derecho de integración de la Unión Europea, y proponiendo manifestaciones concretas de la aludida eficacia jurídica de las normas comunes, con un contenido y alcance ajustado al ámbito del MERCOSUR. A partir del carácter obligatorio del derecho de integración para los Estados integrados y del rol de los particulares en tanto sujetos protagónicos del mismo, las conclusiones del artículo giran en torno a la factibilidad de potenciar y/o consagrar en el ámbito del derecho de integración derivado del MERCOSUR diversas manifestaciones de la eficacia jurídica de la normativa común frente a incumplimientos estatales, con la finalidad de lograr la adecuación de sus conductas a derecho y de resguardar los derechos de los particulares.<hr/>Resumo: O objetivo do presente artigo consiste em refletir sobre a eficácia jurídica das normas do MERCOSUL, concretamente em esboçar a viabilidade da aplicação de fundamentos e de desenvolvimentos da doutrina jurisprudencial da eficácia jurídica do direito de integração da União Europeia ao direito da integração do MERCOSUL, principalmente para o seu direito derivado, com o intuito de melhorar sua efetividade e de contribuir, com base no direito, ao avanço do processo de integração, principalmente perante as situações ou os prenúncios de seu descumprimento por parte do Estado. O artigo trata da eficácia jurídica das normas comuns no direito de integração do MERCOSUL e suas possibilidades de desenvolvimento, a partir do próprio ordenamento jurídico do processo de integração, estabelecendo pontos comuns e divergentes com o direito da integração da União Europeia e sugerindo manifestações concretas da aludida eficácia jurídica das normas comuns, com um conteúdo e um alcance ajustado ao âmbito do MERCOSUL. A partir do caráter obrigatório do direito de integração para os Estados integrados e do papel dos particulares enquanto sujeitos protagonistas do mesmo, as conclusões do artigo giram em torno da viabilidade de potencializar e/ou aplicar no âmbito do direito de integração derivado do MERCOSUL diversas manifestações da eficácia jurídica das normas comuns com a finalidade de aplicar corretivos frente aos descumprimentos estatais do disposto por elas, com o propósito de alcançar a adequação dos seus comportamentos ao direito e de preservar os direitos dos particulares. <![CDATA[Aporte del Tribunal Permanente de Revisión al proceso de integración del MERCOSUR: reflexiones orientadas hacia la sociedad civil del MERCOSUR]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100078&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: La función que compete al Tribunal Permanente de Revisión-TPR en el Mercado Común del Sur-MERCOSUR, y más específicamente en cuanto a su real contribución a nuestro proceso integracionista, tuvo y tiene opiniones divididas. La función y utilidad de este órgano, así como la del mismo MERCOSUR, tiene simpatizantes y detractores en todos los Estados Partes. Muchas veces, las opiniones que se muestran contrarias y desfavorables son fruto del desconocimiento; otras son producto de aquello sobre lo cual se cree tener suficientes elementos de juicio cuando en realidad es todo lo contrario. En el presente artículo, el autor pretende ubicar al lector, sean estos operadores del Derecho, o ciudadanos con inquietudes de la Sociedad Civil Organizada, y partiendo de determinados ejemplos prácticos -a modo de análisis desde la casuística- dejar a criterio de la gente disipar las dudas que pudieran existir.<hr/>Resumo: A função que compete ao Tribunal Permanente de Revisão-TPR no Mercado Comum do Sul-MERCOSUL, e mais especificamente em quanto a sua real contribuição ao nosso processo de integração, ele teve e tem opiniões divididas. A função e utilidade de este órgão, e mesmo assim do MERCOSUL, tem apoiantes e detratores em todos os Estados Partes. Muitas vezes, as opiniões que se mostram contrárias e desfavoráveis, eles são resultado da ignorância; e outras vezes é produto de aquilo sob o qual a gente pensa ter suficientes elementos de julgamento quando na realidade é tudo o contrário. No presente escrito, o autor tenta de localizar ao leitor, sejam estes operadores do direito, ou cidadãos com preocupações da Sociedade Civil Organizada, a partir de certos exemplos práticos -como uma casuística- e deixar ao critério da gente dar resposta as dúvidas que podem existir. <![CDATA[O transplante das Interpretações Prejudiciais para o Tribunal de Justiça Andino]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: El estudio es parte de la nueva rama del derecho de integración regional, todavía en proceso de construcción en América Latina, y tiene como objetivo analizar los efectos del trasplante jurídico del Instituto de las Interpretaciones Prejudiciales del Derecho Comunitario Europeo para la Comunidad Andina de Naciones. A través del método de estudio de caso fueron analizadas doscientos ochenta y cinco decisiones emitidas por el Tribunal de Justicia Andino, elegidas en forma aleatoria dentro de un orden cronológico de juzgamiento para identificar la naturaleza de acción originaria, el tribunal nacional causante y las partes en la demanda, buscando identificar especificaciones del instituto americano en relación al europeo y su contribución para el desarrollo de la cooperación jurídica vertical y del derecho de integración en América del Sur. A pesar de algunas diferencias puntuales, que serán analizadas en el artículo, el resultado de la investigación apunta a la necesidad de ponderar acerca de la pertinencia de los tribunales comunitarios a la luz del principio de subsidiaridad, que prioriza la actuación de las instituciones nacionales en detrimento da las instituciones de integración regional, bien con los efectos económicos de esas decisiones frente a la posición que los Estados sudamericanos ocupan en el moderno sistema/mundo colonial.<hr/>Resumo: O estudo insere-se no novíssimo ramo do Direito de Integração Regional, ainda em processo de construção na América Latina, e tem como objetivo analisar os efeitos do transplante jurídico do instituto das Interpretações Prejudiciais do Direito Comunitário Europeu para a Comunidade Andina de Nações. Através do método de estudo de caso foram analisadas duzentas e oitenta e cinco decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça Andino, escolhidas aleatoriamente dentro da ordem cronológica de julgamento, para identificar a natureza da ação originária, o tribunal nacional suscitante e as partes na demanda, buscando identificar especificidades do instituto americano em relação ao europeu e sua contribuição para o desenvolvimento da cooperação jurídica vertical e do direito de integração na América do Sul. Apesar de algumas diferenças pontuais, que serão analisadas no artigo, o resultado da investigação aponta para a necessidade de ponderar acerca da relevância dos tribunais comunitários à luz do princípio da subsidiariedade, que prioriza a atuação das instituições nacionais em detrimento das instituições de integração regional, bem como os efeitos econômicos dessas decisões frente à posição que os Estados sul-americanos ocupam no Moderno Sistema-mundo/colonial. <![CDATA[Os desafios contemporâneos do império estatal em face das organizações internacionais: violação da soberania frente à legitimidade de proteção ao direito de paz]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100129&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente ensaio acadêmico tem por objetivo expor os atuais entraves existentes entre o domínio clássico do poderio estatal e a atuação das organizações internacionais acerca da dicotomia entre a tentativa, por parte dos estados-nação, de se resguardar a tradicional acepção do instituto da soberania e a moderna atividade executada pelas organizações de cunho internacional que almejam, pois, a proteção máxima do direito de paz, demonstrando as dificuldades de se encontrar um limiar comum para que se alcance a satisfação de ambos os segmentos ideológicos, expondo-se, à luz dos postulados elementares dos direitos humanos e do direito humanitário, as principais consequências (políticas e econômicas) que decorrem desta oposição.<hr/>Resumen: Este ensayo académico tiene como objetivo exponer las barreras existentes actualmente entre el dominio clásico del poder del Estado y las actividades de las organizaciones internacionales sobre la dicotomía entre el intento, por parte de los Estados-nación, de proteger el sentido tradicional del instituto de la soberanía y la moderna actividad realizada por las organizaciones de carácter internacional que tienen como objetivo, por tanto, la máxima protección del derecho a la paz, lo que demuestra la dificultad de encontrar un umbral común para lograr la satisfacción de ambos los segmentos ideológicos, exponiéndose, a la luz de principios básicos de los derechos humanos y el derecho humanitario, las principales consecuencias (políticas y económicas) que surgen de esta oposición. <![CDATA[Evolución del servicio diplomático y consular del Paraguay y su sistema jurídico]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100151&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: Si bien la República del Paraguay ha tenido una activa vida diplomática desde sus orígenes, la carrera de servicio público destinada a velar por sus intereses en el exterior es relativamente nueva, a diferencia de los otros Estados fundadores del MERCOSUR, cuyas leyes del Servicio Exterior datan de, por lo menos, 30 años. En este artículo se resume la historia de la institucionalización de este Servicio en el Paraguay, que no ha podido iniciarse con pie firme hasta el año 1999. A partir de entonces, los gobiernos sucesivos han respetado este proceso; esto ha permitido que la construcción de un Servicio Diplomático y Consular profesional e independiente de factores políticos pueda cobrar fuerza y estabilidad, para contribuir a la consolidación de una institucionalidad regional.<hr/>Resumo: Embora que a República do Paraguai há tido uma ativa vida diplomática desde suas origens, a carreira de serviço público destinado a velar pelos interesses no exterior e relativamente nova, a diferença de outros Estados fundadores do MERCOSUR, cujas leis do serviço exterior têm pelos menos 30 anos. Neste artigo se resume história da institucionalização deste Serviço no Paraguai, que não há podido iniciar-se com pé firme até o ano 1999. A partir de então, os governos sucessivos respeitam dito processo; isto há permitido que a construção de um serviço diplomático e consular profissional e independente de fatores políticos possa adquirir forca e estabilidade, para contribuir à consolidação de uma institucionalidade regional. <![CDATA[Acceso a la justicia en las relaciones privadas internacionales: intereses en juego]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100170&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: En el acceso a la justicia en las relaciones privadas internacionales gravitan el interés de las personas físicas o morales involucradas y el del Estado cuyos jueces podrían intervenir para solucionar una controversia concreta. El interés de las personas consiste en ejercer el derecho de acceso a la justicia que les corresponde, como medio para satisfacer una pretensión sustantiva. Aquel del Estado, por su parte, radica en limitar el número de casos en los cuales sus tribunales asumen jurisdicción para resolver el fondo de la disputa. Pero el Estado también está interesado en que las personas accedan a la justicia. Este artículo destaca la importancia del acceso a la justicia en las relaciones privadas internacionales y analiza cómo se puede buscar un equilibrio entre dos necesidades diferentes. Por un lado, la de garantizar el acceso de los particulares a la justicia. Por el otro, la de restringir el alcance de jurisdicción internacional directa. Se afirma que ello puede lograrse utilizando con suma precaución ciertas herramientas del derecho internacional privado.<hr/>Resumo: No acesso à justiça nas relações privadas internacionais gravitam o interesse das pessoas físicas ou morais envolvidas e do Estado cujos juízes poderiam intervir para resolver uma controvérsia específica. O interesse das pessoas é exercer o direito de acesso à justiça que merecem, como um meio de satisfazer uma reivindicação substancial. O do Estado, por sua parte, está em limitar o número de casos nos quais os tribunais assumem jurisdição para resolver o mérito da disputa. Mas também o Estado está interessado em que as pessoas acedam à justiça. Este artigo destaca a importância do acesso à justiça nas relações privadas internacionais e discute como se pode pesquisar um equilíbrio entre duas necessidades diferentes. Por um lado, de garantir o acesso das pessoas à justiça. Por outro lado, restringir o alcance da jurisdição internacional direta. Afirma-se que isto pode ser conseguido usando com muita precaução certas ferramentas do direito internacional privado. <![CDATA[Lex mercatoria: ¿orden jurídico autónomo?]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100196&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: La noción de lo que sería la Lex mercatoria debe someterse a una reevaluación. En cierto sentido, los fenómenos globalizadores contemporáneos propagaran la idea de que habría un conjunto autónomo de reglas que gobernaría las actividades comerciales transnacionales, liberándolos de las barreras de derecho interno. Este artículo tiene como objetivo analizar las consecuencias normativas de la aceptación de la existencia de un sistema legal independiente. A partir de una revisión de la literatura, el artículo concluye que, aunque se pueda cuestionar el alcance de la autonomía de la lex mercatoria, deben reconocer la importancia de las fuentes normativas que la componen.<hr/>Resumo: A noção do que venha a ser a Lex mercatoria precisa passar por reavaliação. Em algum sentido os fenômenos globalizantes contemporâneos acabaram difundindo a ideia de que existiria um conjunto normativo próprio a reger as atividades empresariais transnacionais, libertando-as dos entraves do Direito nacional. O presente artigo teve por objetivo a análise das consequências normativas da aceitação da existência desta eventual ordem jurídica autônoma. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o artigo conclui que ainda que se possa questionar a amplitude da autonomia da lex mercatoria, deve-se reconhecer a relevância normativa das fontes que a compõem. <![CDATA[Os acordos de eleição de foro nos contratos internacionais: perspectivas a partir da entrada em vigor do novo Código de Processo Civil Brasileiro]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100224&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo analisa o tratamento dispensado pelo direito brasileiro à autonomia da vontade das partes no tocante à escolha do juiz competente para dirimir as controvérsias derivadas do contrato internacional. Para esta análise, foram levadas em consideração a legislação de fonte interna e convencional, a doutrina e a jurisprudência, a partir de duas perspectivas: a primeira, relacionada à aplicação do Código de Processo Civil de 1973 e a segunda relativa à aplicação do Código de Processo Civil de 2015. Tudo isso, para indicar como se dará este período de transição entre o velho e o novo Código, considerando que o regime aplicado até março de 2016 determinava a competência concorrente do juiz brasileiro, em detrimento da existência da cláusula de eleição de foro estrangeiro incluída no contrato internacional.<hr/>Resumen: El presente artículo analiza el trato dispensado por el derecho brasileño a la autonomía de la voluntad de las partes en lo que dice respecto a la elección del juez competente para dirimir las controversias derivadas del contrato internacional. Para este análisis, se llevó en consideración la legislación de fuente interna y convencional, la doctrina y la jurisprudencia, a partir de dos perspectivas: la primera, relacionada a la aplicación del Código de Proceso Civil de 1973 y la segunda referente a la aplicación del Código de Proceso Civil de 2015. Todo ello, para indicar cómo se dará este periodo de transición entre el viejo y el nuevo Código, considerando que el régimen aplicado hasta marzo de 2016 determinaba la competencia concurrente del juez brasileño, pese a la existencia de cláusula de elección de foro extranjero incluida en el contrato internacional. <![CDATA[A ordem pública do direito internacional privado e o novo Código de Processo Civil Brasileiro]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100244&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A ordem pública conforma instituto que protege a moralidade local e obsta a aplicação da lei indicada pela regra de conexão à solução da lide multiconectada ou à homologação de sentenças e concessão de exequatur a cartas rogatórias estrangeiras incompatíveis com os padrões socioculturais do foro. A relatividade constitui sua principal característica e a aferição da conveniência e da oportunidade de sua aplicação tradicionalmente ficava, por inexistirem parâmetros objetivos aparentes à dotação de seu conteúdo, a cargo da discricionariedade judicial. Com base no método dedutivo-indutivo de pesquisa, pretende-se, em um primeiro momento, analisar o traslado do discurso dos direitos humanos ao direito internacional privado e propor a estabilização do conteúdo da ordem pública. Em seguida, mecanismos limitadores da arbitrariedade judicial contidos no novo código de processo civil brasileiro devem ser conjugados com a proposta inicial na construção de proposta tendente a promover maior segurança jurídica e previsibilidade. Como hipótese central do estudo, tem-se que a obrigatoriedade da fundamentação fixada no diploma processual renova as expectativas de plena eficácia da constituição federal quando da aplicação da ordem pública do direito internacional privado.<hr/>Resumen: El orden público es un instituto que protege a la moral local e impide la aplicación de la ley indicada por la regla de conexión a la solución de litigio multiconectado o la homologación de sentencias y la concesión de exequatur a exhorto extranjero incompatible con las prácticas sociales y culturales del foro. La relatividad es su principal característica y, por no existieren parámetros objetivos a su dotación de contenido, el poder judicial se hace cargo de la evaluación de la conveniencia y de la oportunidad de su aplicación. La aplicación del discurso de los derechos humanos al derecho internacional privado y, específicamente, a la caracterización del orden público, se presenta como posibilidad de estructuración de parámetros habilitados a estabilizar el orden público y a orientar el profesional que lo utilice. En ese sentido, el código de proceso civil brasileño es una herramienta bastante importante habilitada a promover la reducción de la arbitrariedad y del solipsismo de los jueces en la búsqueda por la seguridad jurídica y por la previsibilidad. Esto se debe a que, una vez que está plasmado en la constitución federal el deber de motivación y la nulidad de las decisiones no motivadas, el código de proceso civil renueva la esperanza de aquellos que desde hace veintiocho años aguardan la eficacia de los dispositivos constitucionales. <![CDATA[La Convención de Viena sobre contratos de compraventa internacional de mercaderías en el contexto del MERCOSUR: ¿Herramienta para una mayor integración?]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100259&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: La reciente adhesión de Brasil a la Convención de las Naciones Unidas sobre Contratos de Compraventa Internacional de Mercaderías (CNUCCIM) representa un importante impulso para la uniformidad del derecho privado en el MERCOSUR. Esta Convención, de amplia aceptación y utilización a nivel mundial, busca contribuir en un nuevo orden económico internacional, sobre la base de la armonía y la igualdad y en aras de la supresión de los obstáculos jurídicos característicos del comercio transfronterizo, objetivo afín con el de la creación de un mercado común. Sin embargo, es una realidad que existen asimetrías entre los países del bloque regional en cuanto a la incorporación de la Convención en la legislación doméstica, así como en la aplicación de sus reglas en la jurisprudencia nacional. El propósito de este trabajo es el de identificar tales asimetrías, y esbozar algunas hipótesis acerca de los motivos de la limitada jurisprudencia sobre la materia en la región, buscando así provocar un estudio más detallado sobre la conveniencia y los medios adecuados para promover el uso de esta herramienta del derecho uniforme en el MERCOSUR.<hr/>Resumo: A recente adesão do Brasil à Convenção das Nações Unidas sobre os Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG), representa um grande impulso para uniformidade do direito privado no MERCOSUL. A presente Convenção, com ampla aceitação e uso em todo o mundo, busca contribuir para uma nova ordem internacional econômica, com base na harmonia, igualdade e supressão dos obstáculos legais característicos para o comércio transfronteiriço, a meta da criação, objetivo afim com um mercado comum. No entanto, é uma realidade que existem assimetrias entre os países da região sobre a incorporação da Convenção a legislação nacional e na aplicação das suas regras a jurisprudência nacional. O objetivo deste trabalho é identificar as assimetrias, e delinear algumas hipóteses sobre as razões para a limitada jurisprudência sobre CISG na região, para incitar um estudo mais detalhado sobre a conveniência e os meios adequados para promover o uso desta ferramenta de direito uniforme no MERCOSUL. <![CDATA[Aporte desde el derecho internacional privado a la legislación paraguaya: La Ley Nº 5393/15 “Sobre el derecho aplicable a los contratos internacionales”]]> http://scielo.iics.una.py/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2304-78872017000100280&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumen: La reciente adhesión de Brasil a la Convención de las Naciones Unidas sobre Contratos de Compraventa Internacional de Mercaderías (CNUCCIM) representa un importante impulso para la uniformidad del derecho privado en el MERCOSUR. Esta Convención, de amplia aceptación y utilización a nivel mundial, busca contribuir en un nuevo orden económico internacional, sobre la base de la armonía y la igualdad y en aras de la supresión de los obstáculos jurídicos característicos del comercio transfronterizo, objetivo afín con el de la creación de un mercado común. Sin embargo, es una realidad que existen asimetrías entre los países del bloque regional en cuanto a la incorporación de la Convención en la legislación doméstica, así como en la aplicación de sus reglas en la jurisprudencia nacional. El propósito de este trabajo es el de identificar tales asimetrías, y esbozar algunas hipótesis acerca de los motivos de la limitada jurisprudencia sobre la materia en la región, buscando así provocar un estudio más detallado sobre la conveniencia y los medios adecuados para promover el uso de esta herramienta del derecho uniforme en el MERCOSUR.<hr/>Resumo: A recente adesão do Brasil à Convenção das Nações Unidas sobre os Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG), representa um grande impulso para uniformidade do direito privado no MERCOSUL. A presente Convenção, com ampla aceitação e uso em todo o mundo, busca contribuir para uma nova ordem internacional econômica, com base na harmonia, igualdade e supressão dos obstáculos legais característicos para o comércio transfronteiriço, a meta da criação, objetivo afim com um mercado comum. No entanto, é uma realidade que existem assimetrias entre os países da região sobre a incorporação da Convenção a legislação nacional e na aplicação das suas regras a jurisprudência nacional. O objetivo deste trabalho é identificar as assimetrias, e delinear algumas hipóteses sobre as razões para a limitada jurisprudência sobre CISG na região, para incitar um estudo mais detalhado sobre a conveniência e os meios adequados para promover o uso desta ferramenta de direito uniforme no MERCOSUL.